Levar dignidade e segurança para as pessoas, esse é o intuito do novo programa habitacional “Lar Seguro” lançado nesta quarta-feira, dia 18. A oficialização do programa ocorreu durante a abertura da Semana de Defesa Civil, com a presença de lideranças políticas, representantes da Defesa Civil Estadual e representantes da comunidade em geral.
O projeto pretende construir 100 unidades habitacionais para famílias residentes em áreas de risco ou insalubres, com o objetivo de promover uma ocupação ordenada do espaço rural. A intenção é reduzir as ocupações em áreas de risco e ambientalmente frágeis, além de proporcionar às famílias uma moradia digna. Serão construídas 100 residências que devem conter dois ou três quartos, sala, cozinha e um banheiro, de 40 m² ou 60m².
Atualmente, Gaspar possui 137 residências localizadas em área de alto risco, com o investimento, as famílias passarão a morar em áreas com total infraestrutura, resgatando a cidadania dessas pessoas. Além de famílias em situação de risco, o programa irá contemplar pessoas cadastradas junto à diretoria de habitação e que se encontram em extrema vulnerabilidade.
Agora, com o programa formalizado, os próximos passos são a seleção e recadastro das famílias, escolha dos terrenos, processo licitatório para a construção das unidades habitacionais e processo licitatório para demolição das residências nas áreas de risco. As casas serão construídas em lotes com escritura pública, concessão de uso, doação ou termo expedido pela Prefeitura de Gaspar, para garantir que o futuro morador tenha acesso legal ao terreno.