A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil alerta a população para as chuvas de forte intensidade previstas para os próximos dias. Além disso, devido ao acumulado de chuvas que atingiram o município nos últimos dias, podem trazer mais perigo. Por conta do solo encharcado de água, pode ocorrer quedas de muros, deslizamentos e erosões nos terrenos. O alerta segue até domingo, dia 20.
Algumas das principais recomendações do órgão é para quem mora próximo a encostas e áreas com riscos de deslizamento, é importante que o morador fique atento a qualquer movimentação no solo. Sejam rachaduras, grades ou postes se movendo ou água corrente com barro. Se alguma movimentação for notada, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves, sair de casa.
A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos e foi disponibilizado um número de celular (99930-4343) para emergências.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, no sábado (19) previsão para formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, Argentina e Uruguai. Entre o sábado e o domingo (20), este sistema se intensifica e dará origem a um ciclone extratropical. Ao longo do domingo o ciclone deve provocar ventos fortes no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina previsão de vento moderado a forte com rajadas de até 70km/h. Ainda acoplado ao ciclone tem-se uma frente fria que passará por SC favorecendo aumento de nebulosidade e temporais isolados em todas as regiões.