A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil registrou até o momento 22 ocorrências devido às chuvas que ocorreram nos últimos dias. Destas, 17 são deslizamentos, três quedas de árvores, uma abertura de cratera e uma ponte danificada no Belchior. Durante a noite de quinta-feira (21) o nível do rio Itajaí-Açu em Gaspar chegou ao pico de 4,51m às 23h.
De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de alagamentos, apenas a Rua Petúnia, localizada no Bairro Figueira, teve uma “lâmina” de água em via pública, porém não atingiu residências. Conforme a medição efetuada às 15hs, o nível do rio segue diminuindo e marcava 4,00m. As medições são feitas agora de três em três horas. A Defesa Civil segue monitorando.
Ainda não houve a necessidade de acionar o abrigo temporário. Apenas uma família do Bairro Gasparinho ficou alojada com familiares para prevenção por conta de um possível deslizamento. Por questões logísticas, a Secretaria de Assistência Social prepara o Ginásio da Escola Frei Godofredo, no Bairro Sete de Setembro, para atender as famílias que necessitarem sair de suas casas por questões de segurança. Mesmo com o risco de enchente estar diminuindo, o alerta para fortes chuvas permanece e, consequentemente, o risco de deslizamentos. Por isso, o abrigo segue preparado para ser ativado em caso de necessidade.
Por conta do solo encharcado, é importante que o morador fique atento nas movimentações do solo. Caso haja qualquer movimento, como rolamento de pedras, rachaduras, pequenos deslizamentos, erosões, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves sair de casa e procurar abrigo.
A Superintendência de Trânsito (Ditran) pede a atenção redobrada dos motoristas. Devido à instabilidade do solo encharcado, mesmo ruas com calçamento podem sofrer danos. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos dá suporte para os atendimentos e pede a compreensão da população neste momento. Devido ao solo encharcado e ao grande volume de chuvas, estradas calçadas ou vias não pavimentadas estão sofrendo prejuízos e a manutenção das mesmas fica prejudicada, uma vez que ela só pode ser feita quando o solo estiver estável. Medidas paliativas estão sendo aplicadas e vias estão sendo sinalizadas conforme necessário.
A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos, assim como o WhatsApp 99930-4343. A Defesa Civil de Gaspar e a Prefeitura de Gaspar atualizam as redes sociais frequentemente com as informações do momento. Para acompanhar as atualizações da medição do rio e cotas de enchente, a Defesa Civil disponibiliza o site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/monitoramento para consultas. O site da Defesa Civil passa por instabilidade por conta do números de acessos simultâneos, mas segue à disposição.