A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde intensifica a testagem para Covid-19, nas Estratégias de Saúde (ESFs) do município, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O teste rápido nas ESF, poderá ser realizado em pessoas que não apresentarem sintomas, já que o objetivo é justamente a testagem aleatória. Pacientes que possuem algum sintoma deverão comparecer no Centro de Triagem do Ginásio João dos Santos, que funciona todos os dias das 8h às 17h.

A intenção é facilitar o acesso ao exame e potencializar a identificação de novos casos, principalmente de assintomáticos, para evitar a proliferação do vírus. O morador que for à unidade de saúde mais próxima, será atendido conforme a demanda de pacientes no local. “As unidades continuarão priorizando o atendimento ambulatorial, além de colocarem à disposição os testes rápidos. Por isso, pedimos que a população tenha paciência no atendimento. Caso não seja possível realizar o teste em algum momento, devido à demanda da unidade, será solicitado que o morador aguarde, retorne ou agende o retorno”, ressalta Arnaldo Munhoz, secretário de saúde.

Para fazer o exame é necessário que o morador compareça na unidade com documento e comprovante de residência. A Secretaria de Saúde ainda solicita às pessoas que sigam as orientações quanto aos locais de atendimento. “O Hospital de Gaspar é uma unidade que atende urgência e emergência, pedimos que as pessoas não procurem o hospital apenas para pegar atestado, ou renovar uma receita. O Hospital deve ser procurado por quem sintomas mais agravados como falta de ar e febre alta. Caso contrário, pedimos que procurem o Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos. No local temos de 3 a 4 equipes médicas atuando todos os dias, além da farmácia e da coleta de testes, caso seja indicado. Para quem não tem sintomas, mas teve contato com alguém que testou positivo, ou para quem tem sintomas muito leves, indicamos as unidades de saúde básicas nos bairros”, explica Arnaldo.

 

Teste Rápido

O teste rápido é feito a partir de gotículas de sangue em contato com um reagente. Ele detecta a presença de anticorpos através da indicação de IgM e IgG. O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele.

O IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19. Esse teste tem eficácia maior se é feito após o 10º do dia do sintoma, pois identifica a presença de anticorpos. Por isso, caso a pessoa ainda esteja nos primeiros dias de contaminação, a incidência de um falso negativo é alta.

Publicidade